quarta-feira, 21 de março de 2012

Maurizio Anzeri

Palavras do próprio Maurizio Anzeri, que vem bordando fotos antigas: "Eu venho recolhendo fotografias antigas por muito tempoAlguns anos atrás eu estava fazendo desenhos a tinta com elas e por curiosidade eu costurei uma. Eu trabalho muito com costura a mãoe o link para a fotografia era um caminho natural. Eu coloquei papel vegetal sobre a foto e desenhar no rosto até que ela se desenvolve. Às vezes, a imagem vem de imediato, sugerido por um detalhe em um vestido ou em segundo plano, mas com a maioria delas eu gasto muito tempo desenhandoUma vez que o desenho é feito, eu furo a foto com um conjunto de agulhas, como ferramentas e os buracos são obsessivamente bordados à mesma distância para transmitir uma idéia da geometria. Quando eu começo a costurar algo mais aconteceas mudanças de luz, e em alguns pontos você pode perder a face, em outros você ainda pode ver sob ela".
Maurizio Anzeri faz seus retratos com padrões bordados parecerem trajes elaborados, mas também sugerem uma aura psicológica, como se revelassem os pensamentos da pessoa ou seus sentimentos. A aparência antiga das fotografias é, muitas vezes antagônicas com as linhas finas e sedosas dos fios. Uma forma, que quando combinados dá o efeito de uma dimensão em que a história e futuro convergem. 

Nenhum comentário: