sábado, 25 de fevereiro de 2012

Daniel Buren

Instalação 'A Perimeter for a Room' de Daniel Buren, 2011

Particularmente adoro o trabalho dele. Acho incrível a forma livre como ocupa lugares com suas obras onde luz e cor te engolem na maioria das vezes. Ao longo de sua carreira de 45 anos, o artista francês Daniel Buren  expôs nos melhores locais do mundo com suas obras de arte em site specifcs como: Versalhes, Guggenheim, Paris, Nuremberg, Bélgica,Tóquio, Senegal para citar apenas alguns lugares. Seu último local foi em Londres na Lisson Gallery, onde ao longo de uma semana, ele transformou o espaço com obras que exibem suas marcas coloridas, formas geométricas e sua assinatura com listras. Ele não tem um atelier há mais de 43 anos, e faz questão que quem compre suas obras só as mostrem da mesma forma que montou, sem mudança alguma.

entrevista dada à wallpaper:
"Eu sempre uso materiais locais. Este é o ponto de partida. Na Europa, você pode ter tudo, mas muitas vezes eu estou trabalhando em países onde os materiais originais são raros. Duas semanas atrás, fiz uma exposição no Senegal e o único material que eu gostei foi uma malha anti-mosquito, que custou quase nada. Para as peças de tecido, eu usei um material novo, criado há três anos por uma empresa têxtil muito antiga francesa. É um cabelo como a fibra óptica, para  brilhar com LEDs. Eu fui o primeiro a usá-lo, e ele ainda está sendo desenvolvido para uso na indústria e na arquitetura. Gosto de trabalhar com colaborações com arquitetos. Recentemente, eu trabalhei com Jean Nouvel em um projeto de grande público na Itália, na cidade de Colle di Val d'Elsa, que levou oito anos para ser concluído."
http://www.danielburen.com

Nenhum comentário: